Blog

Notícias

Saiba sobre inoculante Azzofix®

08/05/2020

Inoculante Azzofix® contém uma alta concentração de bactéria que promove o crescimento vegetal e age como fixadora biológica de Nitrogênio

Embalagem do inoculante Azzofix®

O Azzofix® é um inoculante que contém uma alta concentração da bactéria Azospirillum brasilense, promotora do crescimento vegetal e fixadora biológica de Nitrogênio.

São “bactérias do bem” que produzem fito hormônios e fixam o nitrogênio, disponibilizando estas substâncias para planta, que aumenta seu desenvolvimento radicular e promove uma melhor nutrição.

Quais são os resultados do uso do AzzoFix®?

Na soja, as pesquisas apresentaram um incremento médio de 15% na produtividade, em co-incolação com Bradhrizobium, via tratamento de semente ou no sulco de plantio.

No milho os incrementos são de até 11% quando se utiliza a dose normal de adubação nitrogenada, mais a inoculação via tratamento de sementes.

Como ele foi desenvolvido?

O produto foi desenvolvido pela nossa equipe de desenvolvimento e submetido a testes de eficiência agronômica na UEPG, UEM e no IF Goiano para o registro nas culturas do Milho e co-inoculação na Soja.

Como é produzido e quais os controles?

O AzzoFix® é produzido na moderna fábrica de inoculantes da Microquimica em Monte Mor/SP, em fermentadores automatizados, com rigoroso controle de qualidade.

Os controles são realizados em todas as etapas, desde a chegada da matéria-prima, até a quarentena final do produto antes do envio ao mercado. Todos os lotes são constantemente analisados até a data de validade final do produto.

Quais são os diferenciais produtivos do AzzoFix®?

Ele é produzido de forma pela fermentação em separado de cada cepa de Azospirillum, a Ab-V5 e a Ab-V6, que garante o efeito benéfico nas mais diferentes situações de cultivo encontradas a campo.

Também realizamos a indução das bactérias à formação de estruturas de resistência. Isso promove maior estabilidade do produto formulado e sobrevivência no tratamento de sementes.

Ao final temos um produto de coloração rósea, claro e homogêneo, sem grumos ou filmes. Embalado em bolsas com várias camadas de proteção e caixas de alto padrão, garantindo a qualidade até o momento do uso.

Quais os cuidados que o produtor tem que ter na utilização?

O AzzoFix® é composto por bactérias vivas e devem ser tomados os cuidados para não causar a mortalidade antes e durante a utilização, como expor o produto à temperaturas extremas ou direto ao sol.

O tratamento de sementes com o inoculante deve ser realizado após o tratamento com os demais produtos, como fungicidas/inseticidas e micronutrientes. O plantio deve ocorrer em até 24 horas.

Como o produtor pode avaliar a ação do AzzoFix® a campo?

Na soja é possível o maior desenvolvimento radicular, por volta dos 20 dias após o plantio, quando também já é verificar a grande quantidade de nódulos. Também é esperada uma coloração verde mais escura nas folhas, com a melhor nutrição de N, além do aumento na produção de grãos.

Onde encontrar mais informações sobre o mesmo?

Consulte os técnicos e agrônomos de campo da Microquimica em todo o Brasil, também acesse o site do produto, http://microquimicatradecorp.com/product/azzofix.d.html e conheça mais sobre ele.

Deixe seu comentário ou dúvida!

VEJA TAMBÉM